Atividade Física e Saúde Mental

Atividade Física e Saúde Mental

A relação entre atividade física e Saúde Mental tem sido amplamente investigada e várias descobertas já foram realizadas a respeito deste assunto. Hoje sabemos que o exercício físico é uma modalidade importante que potencializa o tratamento de transtornos neuropsiquiátricos, acelera o aprendizado e pode levar à melhora cognitiva.

Evidências clínicas têm demonstrado que a atividade física tem um efeito positivo em pessoas com doenças mentais como transtorno depressivo, transtorno ansioso, doença de Alzheimer e doença de Parkinson, melhorando não só a qualidade de vida dos pacientes, mas também a própria gravidade da doença.

O efeito protetor do exercício pode ser explicado por seu papel na produção de antioxidantes, resultando na melhora de doenças relacionadas ao estresse oxidativo. O exercício aumenta também a liberação e a produção de vários fatores que ajudam na formação, no funcionamento e na plasticidade dos neurônios. Há indícios, ainda, de seu papel na indução de formação de vasos sanguíneos e de aumento no fluxo sanguíneo cerebral.

Além de tudo isso, já sabemos que a atividade física aumenta o nível de vários neurotransmissores como a serotonina, a dopamina e a norepinefrina. São justamente esses neurotransmissores que têm influência em nossa saúde mental e que são alterados com o uso das medicações psiquiátricas!

Por todos esses motivos, a atividade física é fator fundamental na vida de qualquer pessoa que deseja alcançar uma saúde mental saudável. E você? Já se movimentou hoje?!