Como me preparo para um atendimento online?

Como me preparo para um atendimento online?

A modalidade online de atendimentos é algo que revolucionou nossa forma de tratamento em diversas áreas da saúde e, dentre elas, a Psiquiatria.
A comodidade de conseguir encontrar o profissional de onde quer que estejamos e sem a necessidade de deslocamento facilitou muitos processos terapêuticos já iniciados e possibilitou o início de vários outros que provavelmente nunca existiriam se não houvesse esse “empurrãozinho virtual”.
Mas, apesar de a modalidade online representar algo bastante conveniente, ainda precisamos nos atentar para algumas medidas a serem adotadas durante as consultas, de forma a não prejudicar a qualidade de nossos atendimentos:

  • Procure um ambiente silencioso para que os ruídos do local não te atrapalhem de escutar o seu psiquiatra ou mesmo te distraiam e mudem o seu foco durante a consulta.
  • Certifique-se de que possua privacidade no local que escolheu para poder abordar todos os temas necessários sem precisar se preocupar. Avise às pessoas próximas que estará em atendimento durante os próximos minutos e peça para não ser interrompido. Se for ficar mais à vontade, agende um horário em que saiba que outras pessoas estarão ausentes no local.
  • Procure um ambiente com boa luminosidade no qual o seu rosto possa ser bem visualizado pelo seu psiquiatra. A visualização de suas expressões faciais e mesmo o contato visual com você são fundamentais para o seu profissional da saúde mental!
  • Certifique-se de que a sua qualidade de conexão é boa para a realização de vídeos. É importante que a consulta não seja prejudicada por problemas de conexão como áudios entrecortados ou imagens congeladas. Observe se os locais de melhor conexão do ambiente em que você está atendem aos itens 1, 2 e 3.
  • Evite utilizar outros aparelhos eletrônicos durante o momento da consulta (ex: acompanhar a consulta pelo computador, mas ficar monitorando o celular ou mesmo ficar trocando de abas no navegador durante a consulta pelo monitor).
  • Procure uma posição confortável para ficar durante a consulta, mas evite posições de extremo relaxamento, como deitado na cama. Como a modalidade online de atendimentos ainda é algo muito novo, precisamos situar nosso cérebro de que estamos passando por um momento importante e que necessita de atenção. A posição do nosso corpo tem tudo a ver com isso!
  • Encare os demais aspectos da consulta como semelhantes aos das consultas presenciais: esteja seguro de que será atendido com a mesma técnica e atenção dos pacientes atendidos em consultório e de que seus dados serão coletados e registrados de forma confidencial. Lembre-se de comunicar com antecedência a respeito de atrasos e desistências.

E você? Já experimentou ser atendido online? Vamos tentar juntos? Vai ser um prazer te atender em sua própria casa! 🙂