Psicodrama

“O Psicodrama é um método que penetra a verdade da alma por meio da ação. ” Jacob Levy Moreno

O que é o Psicodrama?

     “Drama” significa “ação” em grego, e é justo por meio da ação que o processo psicoterápico se dá nessa abordagem. Realiza-se a mobilização de uma situação/questão que precise ser trabalhada e, em seguida, experencia-se isso como realidade no aqui e agora.
O processo de vivenciar facilita o aprofundamento do conteúdo a ser trabalhado, que se torna mais vívido e palpável, aumenta sua intensidade e facilita a mobilização de sentimentos. Esse contato mais vivaz com as próprias experiências favorece a busca de alternativas para a resolução dos conflitos, sejam eles internos ou interpessoais.
          No Psicodrama, podem ser encenados fatos do passado, do presente, do futuro, bem como sonhos ou mesmo experiências alucinatórias. Para isso, são utilizadas diversas técnicas provindas do Teatro que, a título de curiosidade, podemos citar a inversão de papeis, o solilóquio, o duplo e o espelho, mas que, a respeito das quais, não acho necessário nos adentrar neste momento.
       Para mim, o mais fascinante do Psicodrama é a oportunidade que temos de existir em momentos moldados de forma conveniente a nós e ao nosso processo terapêutico: podemos reviver de forma diferente um fato já ocorrido; podemos enxergar no papel de outra pessoa; somos capazes de encontrar nos nossos “eus” passados ou futuros ou mesmo conseguimos nos cindir para uma melhor análise de nossas ambivalências. Essas e outras infinitas possibilidades são apenas exemplos possíveis dentro de todo um universo dessa poderosa abordagem chamada Psicodrama!

“ No cenário Psicodramático tudo é atual. O passado é presente. O futuro também o é. O cenário psicodramático é sempre a perspectiva de um mundo novo, de um momento novo não vivido na vida do passado. Não importa somente a revelação da vivência passada. Importa mais o presente. A vivência do momento atual é um convite a uma comunicação transformadora; é a tentativa de “desintelectualizar” o ser humano para um contato mais verdadeiro, mais emocional, mais pessoal – o encontro. ” J. Fonseca Filho

Por que uma psiquiatra psicoterapeuta?

“Somos feitos de histórias, assim como somos feitos de células. ” Mia Couto

    Se você busca um atendimento puramente clínico ou mesmo se já realiza algum acompanhamento psicoterápico, pode estar se perguntando o porquê se consultar com uma psiquiatra que possui formação em Psicoterapia.
       Hoje sabemos que o adoecimento mental dificilmente se dá apenas sob uma perspectiva biológica. A ciência nos mostra que o princípio que mais explica a origem dos Transtornos Mentais é o chamado modelo de Diátese-Estresse. Tal modelo postula que a grande maioria dos Transtornos Mentais são resultado de uma predisposição biológica aliada a eventos de vida negativos.
    Dessa forma, o tratamento baseado apenas no aspecto biológico/farmacológico dos transtornos, muitas vezes é insuficiente. O que nos faz ser humanos não são apenas essências físicas, químicas ou complexos circuitos neuronais.
        Percebo, a partir disto, a importância de um profissional que consegue ir além da prescrição medicamentosa e que tenha uma formação para abordar o que vem antes e o que vai além dos sintomas.